No final da década de 2000 o
governo municipal da capital paraibana dividiu suas unidades de ensino por polos.
As escolas localizadas na região do bairro de Cruz das Armas foram alocadas
para o polo 9. Esta divisão proporcionou a este polo 01 Centro de Referência de
Educação Infantil - CREI e 07 escolas.
Dentre as atribuições da equipe do polo estão:
- Realizar monitoramento nas escolas da rede municipal de ensino, objetivando acompanhar o processo de ensino e aprendizagem.
- Assessorar e acompanhar a elaboração e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico – PPP.
- Acompanhar a execução de políticas públicas, planejadas pelos Departamentos e adequá-las às demandas específicas de cada unidade escolar sob sua supervisão.
- Orientar e acompanhar as políticas de correção de fluxo de cada unidade escolar.
- Acompanhar sistematicamente a formação continuada dos professores e especialistas de forma a relacionar as intervenções pedagógicas em cada unidade escolar, visando a uma intervenção técnico-pedagógica eficaz.
- Participar dos planejamentos de cada unidade escolar, oportunizando várias estratégias de intervenção no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo o sucesso do aluno, entre outras ações.
- Gerenciar, acompanhar e avaliar as especificidades dos níveis e modalidades da educação municipal: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.
- Estimular, apoiar e disseminar inovações pedagógicas que tenham uma repercussão e impacto no processo de ensino e aprendizagem.
- Acompanhar os projetos desenvolvidos na escola.
*Estas ações dão suporte à nova organização da SEDEC, e fundamentam a articulação dos pólos com as escolas, garantindo a efetividade do trabalho escolar.
Fonte: Diretrizes 2011
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.