Almirante Barroso


Almirante Barroso
Rua: Enedino Jorge de Andrade, 371 Cruz das Armas - João Pessoa – PB.
Fone: (83) 3218 9379

- Ensinos Fundamentais I e II
- EJA (dos Ciclos 1 ao 4)

Direção:
- Maria da Penha de Araújo (Geral)
- Joseni Lemos de Sousa (Adjunta)
- Edileuza Cabral Ferreira (Adjunta)

A Escola Almirante Barroso foi fundada em março de 1983 com o nome de Escola Municipal Bom Jesus do Baleado. Surgiu da necessidade em atender a comunidade do Baleado pela falta de uma escola nas proximidades, considerando que a comunidade foi formada em parte por ocupação de terrenos nessa área.
            A Escola Municipal Bom Jesus do Baleado funcionou inicialmente na Associação dos Moradores e recebeu este nome por determinação do presidente da Associação. Nesse espaço a escola funcionava de forma muito improvisada, com apenas duas salas de aula e turmas de 1ª e 2ª séries, nos turnos da manhã e tarde e 1ª e 2ª série para a educação de adultos no turno da noite. O quadro funcional era composto por 7 professoras, uma diretora, uma secretária, três auxiliares de serviços, três merendeiras, uma agente administrativo e dois vigilantes.
            Devido a falta de estrutura física – pois as salas eram inadequadas e insuficientes para atender a demanda da época – e dos muitos conflitos entre a direção da escola e o presidente da associação, surgiu a necessidade de mudança da escola para um novo local que pudesse oferecer melhores condições de trabalho.
            No ano de 1988 a escola mudou-se para outra Associação de Moradores do Baleado, funcionando nos três turnos com: 1ª fase do ensino fundamental e EJA. Como os presidentes das associações não se entendiam, o atual não aceitou o nome da escola e exigiu que fosse chamada Escola Municipal Santa Rita de Cássia em homenagem a sua esposa Rita.
            Com o crescimento da comunidade, a escola não tinha como atender a demanda com apenas duas salas de aula, uma diretoria e uma secretária. Houve uma forte cobrança junto a escola. Esta por sua vez reivindicou da SEDEC e do sindicato um novo prédio que atendesse às novas necessidades apresentadas, foi inclusive realizado um ato público na Av. Cruz das Armas para que a PMJP construísse uma escola na comunidade.
            Enfim, em 1992, na gestão do Prefeito Carlos Mangueira, algumas casas foram indenizadas e o prédio escolar foi construído no endereço atual. O prédio tinha 4 salas de aula, diretoria, secretaria, sala de professores, banheiros para alunos, banheiro funcionários, cantina e uma área interna que se destinava para a Educação Física.
            O nome da escola foi mudado para Escola Municipal Almirante Barroso por exigência do Secretário da Educação Itapuâ Botto que não gostava de nome de santo e o escolheu em homenagem ao Almirante da Marinha Imperial do Brasil.
            Duas reformas já foram feitas no novo prédio, uma com ampliação: foi construída uma sala de aula, um laboratório de informática, uma sala de vídeo, uma sala de leitura, uma nova cantina, novos banheiros para alunos e funcionários e ampliação da secretaria. No segundo semestre de 2009 foram construídas duas salas para atender as atividades do Programa Mais Educação.
            Em 2010 a escola recebeu pintura, no entanto continua com a necessidade de uma nova ampliação com reformas nos banheiros, construção de espaços adequados para educação infantil, mais salas de aula para atender do 1º ao 9º ano, quadra coberta para educação física, ambiente para professores, ambiente para especialistas, laboratório de ciências, sala para material de educação física, sala para jogos de xadrez, auditório e sala de vídeo e TV.

Nenhum comentário: